Dayse Andrade Alencar ressalta o papel da ApromBH nas conquistas da Advocacia Pública
 

A procuradora Dayse Maria Andrade Alencar assumiu, recentemente, um cargo na diretoria da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM). Procuradora municipal de Belo Horizonte desde 1993 e mestre em Direito Público pela UFMG, ela está em Brasília há nove anos e atua no escritório de representação da procuradoria no Distrito Federal, que tem como finalidade primordial o acompanhamento judicial do município nos tribunais superiores. 

Dayse Andrade Alencar destaca, nesta entrevista, as expectativas de assumir um cargo na ANPM, a importância da ApromBH para a consolidação da advocacia pública no Brasil e as suas principais atribuições na procuradoria. Leia, abaixo, uma entrevista com a nova diretora da ANPM para o Site da ApromBH.

alt

Quais suas principais atribuições na procuradoria?

Atuo com outros cinco procuradores no escritório da procuradoria em Brasília. Nossa finalidade primordial é acompanhar a representação judicial do município de Belo Horizonte nos tribunais superiores.

Como surgiu o convite para ingressar na diretoria da ANPM?

O Convite foi feito pelo presidente da Aprombh, uma vez que ele foi convidado a indicar um represente da Associação para atuar na gestão da ANPM no triênio 2012-2014. Valladão me indicou para representar Belo Horizonte nesta chapa que integra várias cidades atuantes em assuntos relevantes à advocacia pública e que ainda terá membros de Fortaleza, de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Salvador.
 
Ter uma representante na diretoria da ANPM vai aumentar ainda mais a representatividade da ApromBH no cenário Nacional?

Acredito que embora a ANPM tenha como finalidade fortalecer e melhorar a carreira, tanto no sentido de atuação cotidiana dos procuradores quanto na qualidade do trabalho, esse convite é importante para mantermos a atuação da ApromBH no cenário nacional. A ApromBH é uma das instituições mais organizadas e atuantes no país em prol da advocacia pública. Por isso, integrar a diretoria da ANPM fortalece e dá mais visibilidade a um trabalho que a Aprombh tem acumulado desde o seu nascedouro. Contribuir com a luta tem que ser uma conjugação de esforços e isso é a ApromBH, que se mostrou atuante desde a criação da ANPM.

Qual a importância da ApromBH nas importantes conquistas da advocacia pública nos últimos anos?

Acredito que a carreira de procurador municipal jamais seria o que é sem a ApromBH. Consigo perceber isso fazendo uma análise de diversos ângulos. Já integrei a diretoria da instituição e sei como é importante esse papel. Acho que a atuação da ApromBH é fundamental, porque ela contribui para a qualidade dos trabalhos e vai ao encontro ao que esperam os procuradores e a sociedade civil. É um papel conjugado. Esse trabalho atual é um momento único desde o seu surgimento.